Curiosidade

  Merchandising, O que é?

  Atualmente é comum estarmos em frente à televisão, principalmente assistindo as novelas, ao reality show Big Brother Brasil ou até mesmo à um filme no cinema e nos depararmos ao final desses programações com: Merchanding: Coca-Cola, Carrefour, Grendha... 

  Mas o que é realmente o MECHANDISING?

 ¹Alguns autores afirmam que MERCHANDISING é a inserção de um produto, marca, empresa ou serviço em um filme (para cinema ou TV), programa de televisão, livro ou qualquer outro veículo de comunicação, nos quais ele é citado, consumido ou utilizado, em uma ação integrada à própria trama ou roteiro e de maneira pertinente a seu contexto. Tal inserção é feita por encomenda e mediante pagamento.
  Nesse caso, é o MERCHANDISING EDITORIAL, cujo nome usado em outros países é TIE-IN, que consiste das aparições sutis de um refrigerante no bar da novela, da sandália que a mocinha da história usa explicitamente, etc.
  O MERCHANDISING EDITORIAL se diferencia da propaganda ou da publicidade, por ser veiculado na parte editorial. Os espaços editoriais, ou seja, dentro do conteúdo do programa e não na parte publicitária, esses espaços são bem mais nobres e caros justamente por oferecer à mensagem maior credibilidade e menor resistência por parte do receptor.
  Assim, a partir de hoje ao verem o termo MERCHANDISING, vocês já saberão o que é e qual foi o real motivo de determinado produto, marca ou serviço, estar inserido "sutilmente" na programação.

  Referência:  
  ¹YANAZE, Mitsuru Higuchi. Marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007. 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente este post. É um incentivo à continua atualização do All Joint.