Curiosidade

Diferença entre Publicidade e Propaganda 

  Publicidade e Propaganda, termos semelhantes, mas de objetivos diferentes, atualmente confundidos por parte da sociedade e ponto de dúvida de alguns estudantes, foi este o motivo pelo qual foi realizada esta pesquisa a partir de opiniões dos profissionais da área ou que sejam envolvidos com ela.

  Segundo Eugênio Malanga (Prof. Universitário e escritor):

  A Propaganda pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. Propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem finalidade comercial. A Publicidade, que é uma decorrência do conceito de Propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. Portanto, a Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. A Propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico).

   Já para Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin o objetivo de lucro, de vantagem econômica, parece ser a essência da distinção entre a publicidade a e propaganda: a primeira tem a intenção de gerar lucro e o segundo em regra exclui o benefício econômico. Enquanto a publicidade tem a finalidade de divulgar comercialmente um produto ou um serviço, a propaganda visa a um objetivo ideológico, religioso, filosófico, político, econômico ou social.

   Portanto Propaganda ,como o nome já introduz, é a propagação de princípios, idéias, teorias com o objetivo de influenciar as pessoas e Publicidade é a divulgação de produtos e serviços com o intuito de influenciar a compra ou aderência ao serviço divulgado através dos meios de comunicação.

 Referências:

 Publicidade: Publicidade e Propaganda? Existe diferença entre elas??
Disponível em: http://www.jsiqueira.com.br/publicidade.htm Acesso em: 20/02/10
 Talden Farias. Título: Publicidade e Propaganda no Direito do Consumidor. 28/12/05
Disponível em: http://www.oabpb.org.br/espacos.jsp?id=64 Acesso em: 20/02/10

0 comentários:

Postar um comentário

Comente este post. É um incentivo à continua atualização do All Joint.